TDec Redes de Computadores

TDec provê mobilidade para 15 mil alunos e professores da UNOESTE

Três projetos em um foram orientados e executados pela integradora. Tecnologias Enterasys formam a base para o crescimento futuro da organização de Ensino Superior

JULHO / 2010 – Reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de Presidente Prudente, interior de São Paulo, é uma entidade particular de Ensino Superior mantida pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (APEC). Com 12 mil alunos e um quadro docente/administrativo de cerca de 3000 profissionais, a universidade desenvolve a educação em um ambiente inovador e crítico-reflexivo, com atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento científico, humanístico e tecnológico. Comprometida com ações de transformações e mudanças no patamar de qualidade, a UNOESTE gerencia uma ampla gama de cursos de excelência, um deles, o de Sistemas da Informação, na área de informática, é considerado o melhor do país na avaliação do ENAD/2008.

Fundada há 38 anos, a UNOESTE tem 46 cursos presenciais (bacharelado, licenciaturas e graduação tecnológica) nas diferentes áreas do conhecimento, mais de 50 cursos presenciais de especialização em nível lato sensu (pós-graduação), mestrados nível stricto sensu nas áreas de Educação, Agronomia e Ciência Animal recomendados pela Capes, e centenas de cursos de extensão. A UNOESTE mantém ainda uma Coordenadoria de Educação à Distância (EAD), com 16 cursos de aperfeiçoamento, 49 de extensão e um de especialização, em diferentes áreas.

Reunindo uma comunidade de mais de 15 mil pessoas presentes física e virtualmente em  seus dois campus, a UNOESTE investe forte em tecnologia para atender ao intenso tráfego de informações que circulam em suas redes de comunicação.  No final do ano passado, objetivando promover melhorias no acesso à informação para seus alunos e colaboradores, a coordenadoria de infraestrutura da UNOESTE decidiu fazer um “up grade”: modernizar a rede existente e integrar uma nova rede wirelles para permitir mobilidade aos alunos e professores.

“Trabalhamos há quase 10 anos em parceria com a TDec Network e sempre de forma proativa para oferecer uma infraestrutura de comunicação eficaz, antes que os problemas apareçam. Muitas vezes, as melhorias que são promovidas nesse sentido passam quase que despercebidas pelos usuários”, diz Cláudio Sitolino, coordenador de Infraestrutura da UNOESTE.

Um grande projeto de integração – Com investimentos de quase um milhão de Reais, a UNOESTE deverá concluir até o final deste mês de julho/2010, um grande projeto de integração de dados que está sendo executado pela TDec Network Group, provedora de soluções de infraestrutura tecnológica para redes de computadores. “São três projetos em um só”, observa Cláudio.

Segundo ele, o primeiro projeto executado foi modernizar o núcleo da rede com um switch Enterasys Matrix N7, que gerencia todo o tráfego da informação entre os servidores e as estações de trabalho dos dois Campus da universidade, incluindo toda a administração, salas dos professores, salas de aula, bibliotecas e laboratórios de diversas áreas. “Este equipamento é, praticamente, o backbone da rede”, explica o coordenador de infraestrutura da UNOESTE.

O segundo projeto foi implantar a rede sem fio, integrando as Estações Radio Base (ERBs) ao Matrix N7. “Aqui optamos pelo sistema Hipath, também da Enterasys”, conta Claudio.

A terceira fase deste grande projeto, que está em fase de definição e estudo da melhor tecnologia a ser adotada,  será implementar o Circuito Interno de TV para a Segurança e Vigilância Patrimonial. “Acredito que até o final do mês, no máximo no início de agosto, já estaremos também com este projeto em operação”, observa o coordenador.

Tecnologias de última geração e resultados significativos – “Escalabilidade e gerenciamento foram quesitos fundamentais neste projeto de infraestrutura. Por isso orientamos o cliente, que já estava familiarizado com soluções Enterasys, para optar pelas tecnologias de última geração da marca, que permitem suportar a convergência de voz, vídeo e dados, criando uma base sólida para o futuro”, conta Cristina Serra, da área de Suporte a Vendas, da TDec Network.

Segundo ela, o Matrix N7 da Enterasys é um equipamento baseado em arquitetura ASIC e foi desenvolvido para proporcionar desempenho superior e apoio permanente para as aplicações e serviços emergentes. Parte integrante da solução Secure Networks do fabricante, ajuda a alinhar melhor a rede com os objetivos da organização, fornecendo baixo custo e alta qualidade Gigabit Ethernet direito ao desktop.

Já o Hipath Enterays Wireless é baseado em padrões móveis LAN, ligando diretamente a rede sem fio na rede física. “É uma solução ideal para a prestação temporária de acesso aos usuários de laptop ou de dispositivos hand-held, ampliando a conectividade com aumento da produtividade”, observa Cristina.

Para Claudio Sitolino, as tecnologias Enterasys chegam à medida certa às necessidades de comunicação da UNOESTE. “Saímos de uma rede de 100Mbps para 1Gbps, com excelente controle de acesso  e capacidade de centralização dos usuários no próprio switch. Melhorou de forma significativa a velocidade, a segurança, o gerenciamento e a alta disponibilidade, além da capacidade de mobilidade aos usuários.  Hoje não temos parada, o funcionamento é 24×7 e com alta performance. Estamos agora preparados para projetar o futuro e atender, mais uma vez de forma antecipada, as demandas dos nossos usuários”, comemora o coordenador de infraestrutura da UNOESTE.

Quanto a parceria com a TDec Network? “Com certeza nota 10”, finaliza ele.